Altominho.tv

Viana do Castelo aprova apoios de mais de meio milhão de euros

A Câmara de Viana do Castelo apoiou na quinta-feira, por unanimidade, atribuir apoios a Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações e para garantir o fornecimento de serviços no valor de mais de 500 mil euros.

A reunião ordinária contou com 44 pontos na ordem de trabalhos, por não se ter realizado a segunda sessão quinzenal do mês de agosto, devido à edição 2021 das festas de Nossa Senhora d’Agonia.

Todos os pontos da ordem de trabalhos foram aprovados por unanimidade.

A Câmara da capital do Alto Minho integra por seis elementos do PS. O PSD iniciou o mandato com dois vereadores, mas perdeu um que permanece no executivo como vereadora independente. A CDU detém um mandato autárquico.

Além dos apoios, entre eles, de valorização do património religioso, o executivo municipal aprovou, por proposta da maioria socialista, um protocolo de colaboração entre a Câmara e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para a criação de um grupo de trabalho que avalie a localização, estime os custos e o formato de financiamento para a construção de um novo quartel para a corporação.

O grupo de trabalho vai integrar um elemento da autarquia e outro dos bombeiros voluntários.

Há vários anos que a corporação, fundada em 1881, uma das mais antigas do país, reclama a construção de um quartel de raiz. O atual está situado em pleno centro da cidade, ao lado do edifício camarário, condicionado pela falta de acessibilidades rápidas e de espaço para o parque de viaturas, entre outras condições.

Na reunião camarária, foi também aprovado, um protocolo a estabelecer entre a autarquia e a associação humanitária daquele corpo de bombeiros para a constituição da segunda Equipa de Intervenção Rápida (EIR) no concelho, também apoiada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Igualmente aprovado a proposta da maioria socialista de estabelecer um protocolo com o Ministério da Administração Interna (MAI) para a construção de um novo posto territorial da GNR de Lanheses.

O acordo será semelhante ao realizado para o posto de Barroselas, sendo que o município cederá um terreno e suportará cerca de 50% do custo da obra.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la muchacha du Louvre
  • happy hour
  • le senior des Panoramas
  • a touch of Africa
  • abysmal tale
  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres