Altominho.tv

Investimento de 370 mil euros na requalificação da ponte internacional de Monção

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou, por 370 mil euros, a reabilitação estrutural dos pilares e travessas da ponte internacional que liga Monção a Salvaterra do Miño, na Galiza informou hoje fonte da empresa.

De acordo com a mesma fonte, a intervenção na ponte sobre o rio Minho que há 26 anos liga os dois municípios unidos numa eurocidade, que agora se iniciou tem um prazo de execução de 180 dias, estimando-se a sua conclusão em fevereiro de 2022.

De acordo com informação que consta do sítio oficial da IP na Internet, “a empreitada inclui a instalação de um sistema de monitorização da durabilidade estrutural da ponte”.

A ponte internacional Monção – Salvaterra de Miño, batizada com os nomes dos poetas João Verde e Amador Saavedra, foi inaugurada no dia 29 de março de 1995.

A intervenção “tem como objetivo a reparação localizada nas travessas e pilares da ponte, reforçando os níveis de desempenho da infraestrutura”.

Entre outras intervenções, está prevista “a limpeza com jatos de água a alta pressão de todas as superfícies expostas dos pilares e travessas, e a reparação localizada das zonas que apresentam sinais de corrosão das armaduras”.

Os trabalhos preveem ainda “a selagem e injeção de fissuras, revestimento das superfícies expostas com um inibidor de corrosão, confinamento de todo o comprimento do fuste dos pilares e travessas dos pilares, com um sistema de tecidos armados com fibras de carbono e impregnação com uma resina epóxida modificada e pintura de todas as superfícies expostas”.

A IP procedeu à consignação da obra na última quarta-feira, sendo que “o projeto de execução foi elaborado pela firma Armando Rito, Engenharia. S.A., tendo o mesmo sido aprovado pela Junta da Galiza e IP, em outubro de 2020”.

A ponte internacional de Monção sobre o rio Minho, localizada na Estrada Nacional (EN) 101, foi construída entre 1992 e 1994 e está localizada na linha fronteiriça entre Portugal e Espanha.

Por se tratar de uma travessia, “de interesse comum para serviço rodoviário e pedonal, as decisões relativas à sua gestão e manutenção são objeto de discussão e decisão no seio de uma Comissão Técnica Mista criada para o efeito, composta por elementos de ambos os países, no caso concreto por elementos da IP e por elementos da Junta de Galiza – Agência Galega de Infraestruturas.

“Foi no âmbito das competências da Comissão Técnica Mista Luso-Espanhola de pontes que a 27 de outubro de 2010, em Lisboa, que se decidiu a atribuição da conservação da ponte internacional sobre o rio Minho entre Monção (EN101) e Salvaterra do Minho (PO-510) a Portugal”, lê-se na publicação.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la muchacha du Louvre
  • happy hour
  • le senior des Panoramas
  • a touch of Africa
  • abysmal tale
  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres