Altominho.tv
PIXABAY

Alto Minho sob aviso amarelo devido ao calor. Temperaturas podem chegar aos 37 graus

As temperaturas máximas vão subir a partir desta quarta-feira e até sexta-feira, podendo atingir os 37 graus Celsius em alguns concelhos do distrito de Viana do Castelo.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista para hoje uma subida dos valores da temperatura máxima e uma diminuição da intensidade do vento relativamente aos dias anteriores.

“Gradualmente as temperaturas tendem a subir também dia 15 e 16 e manter-se-ão elevadas pelo menos até dia 17. No dia 18 está prevista uma descida dos valores da temperatura máxima”, disse Maria João Frada à Lusa.

O IPMA emitiu um aviso amarelo de tempo quente para os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga. Este aviso amarelo vai estar em vigor entre as 10h00 de quinta-feira e as 05h00 de sábado.

“Nos próximos dias vamos ter céu pouco nublado ou limpo com tempo quente e temperaturas acima da média e em alguns locais a contribuir para onda de calor pois estão cinco graus acima daquilo que são os valores médios para a altura do ano em algumas estações do IPMA. Não quer dizer que vai haver uma onda de calor, mas as temperaturas são elevadas. Também estamos no verão e tudo isto é normal”, sublinhou.

A partir de domingo, segundo Maria João Frada, as temperaturas vão descer 4 a 7 graus Celsius.

“Já a partir de hoje vamos ter o instalar de uma corrente de leste, um vento do interior da Península Ibérica que transporta massas de ar quente. Esse vento vem até ao litoral e dai a subida ser hoje no litoral oeste e depois estende-se, mas depois no domingo prevê-se a entrada de ar do mar, um vento com componente marítima que é mais fresco que fará descer as temperaturas máximas”, explicou.