Altominho.tv

Escola básica e secundária em Viana do Castelo requalificada por mais de 2,4 ME

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, o projeto de requalificação da escola básica e secundária Pintor José de Brito, na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, num investimento superior a 2,4 milhões de euros.

O projeto, hoje aprovado pela maioria socialista na primeira reunião camarária presencial desde o último confinamento, prevê “a substituição de coberturas com a introdução de isolamento térmico, caixilharias, pavimentos, criação de um amplo espaço de alpendre coberto de ligação entre blocos e a cantina”.

“A intervenção na cantina é muito grande. Será praticamente uma cozinha e cantina novas e modernas”, destacou o presidente da Câmara.

O socialista José Maria Costa adiantou que a intervenção prevê a demolição de dois blocos que funcionam como anexos e oficinas.

O projeto hoje aprovado incluiu ainda “a melhoria de sistema de iluminação em algumas salas, pintura e impermeabilização do pavilhão desportivo, arranjo e a recuperação de pavimentos exteriores”.

A estimativa orçamental da requalificação é de 2.471.558.87 mais IVA.

José Maria Costa adiantou que o lançamento do concurso público para a realização das obras será submetido à apreciação do executivo municipal na próxima reunião camarária.

“Temos de ter tudo pronto antes do final do mês de junho porque termina o prazo para apresentação de candidaturas à reprogramação dos fundos comunitários para este tipo de intervenção”, sublinhou.

O executivo municipal aprovou ainda, por unanimidade, um apoio “excecional”, no âmbito da pandemia de covid-19 de apoio a 42 associações desportivas no valor de 119.120 euros.

Antes da ordem do dia, questionado pelo vereador do PSD Hermenegildo Costa, o presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou que a feira do Livro vai decorrer entre 17 julho a 01 agosto, no jardim público de Viana do Castelo.

José Maria Costa adiantou que a programação do evento ainda está a ser ultimada. Os ‘stands’ vão ser instalado com espaço de segurança entre eles, o acesso e a circulação do público vão ser devidamente sinalizados.

José Maria Costa adiantou que a edição 2021 não vai ter espaços itinerantes de restauração e não se realizarão espetáculos ao vivo para evitar ajuntamentos. A animação será garantida por música ambiente gravada. 

“A ver se a pandemia não complica para podermos fazer o evento. As pessoas precisam do contacto com os livros, mas sempre cumprindo todas as condições de segurança”, disse.