Altominho.tv

3º Grande Prémio Ciclismo Alto Minho associa-se à causa em defesa da Serra d’ Arga

O  3º Grande Prémio Ciclismo Alto Minho, que se realiza nos dias 15 e 16 de Maio, associa-se ao Movimento SOS Serra d’ Arga na luta  contra os projectos  de exploração mineira que pendem sobre este território. 

 
A prova será acompanhada  por elementos do Movimento  SOS Serra d’Arga e  pelo Embaixador da  Prova, o ex-ciclista profissional Rui Sousa, natural  do Alto Minho  (Vila de Barroselas – concelho de Viana do Castelo), que estarão também presentes na abertura das etapas,  na cerimónia protocolar do pódio e encerramento do evento  no Centro Cyclin Portugal de Merufe. 


Ao longo do percurso, na passagem pelas várias freguesias estarão afixadas tarjas com o logotipo do Movimento SOS Serra d’ Arga. Pretendem  desta forma, os organizadores – Associação de Ciclismo do Minho e a empresa de organização de eventos desportivos e culturais  ENVOLVSPORT – chamar a atenção dos participantes e das populações  para as ameaças que pendem sobre o território da Serra d’ Arga, nomeadamente a existência de 4 pedidos de concessão mineira  por parte de uma empresa privada  e a possibilidade de inclusão no concurso público para atribuição de  direitos de exploração em 8 zonas do país que o governo pretende levar a cabo até final do corrente ano, neste momento em fase de procedimento de Avaliação Ambiental Estratégica prévia. 


Pese embora a convicção mostrada  pelo Sr. Presidente da República, na sua recente visita ao concelho de Caminha onde  reuniu com o Movimento  SOS Serra d’ Arga, de que considera pouco provável que a Arga venha a ser incluída no concurso público,  este Movimento não deixará o seu labor de alerta e esclarecimento das populações em defesa deste território, na certeza de que é às populações que cabe decidir qual o modelo de desenvolvimento que pretendem para as suas terras. 


A prova, que compreende 3 etapas, terá início no dia 15 de Maio,  no Parque de Estacionamento da Ponte Nova em Arcos de Valdevez  e conta com cerca de 130 ciclistas de 20 equipas  do Minho ao Alentejo.