Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo já vacinou metade da população prevista na primeira fase

O Centro de Vacinação de Viana do Castelo já garantiu a inoculação de metade dos utentes previstos para a primeira fase de vacinação, que abrange idosos com mais de 80 anos e pessoas com mais de 50 anos e com doenças associadas. A administração de 560 vacinas estão previstas para esta sexta-feira.

“O centro de vacinação, instalado no Pavilhão Desportivo da Meadela, prevê, nesta fase inicial, a vacinação de 10.180 pessoas do concelho, tendo já sido administradas mais de 5.000 vacinas desde 27 de fevereiro”, refere o município em comunicado.

Em conferência de imprensa de apresentação da preparação da Estratégia Municipal de Saúde, o vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, afirmou que “o processo de vacinação tem corrido muito bem”. “A disponibilidade de vacinas condiciona o trabalho, mas 50% do objetivo para esta primeira fase de vacinação já foi atingido”, garantiu, acrescentando que a vacinação dos docentes das escolas irá iniciar na próxima semana.

“Havendo vacinas temos capacidade para vacinar 800 pessoas por dia e podemos até aumentar essa capacidade através da deslocalização do Centro de Vacinação”, sublinhou Ricardo Rego.

Para facilitar o estacionamento dos munícipes convocados para a vacinação contra a Covid-19 e respetivos acompanhantes, a autarquia garante o transporte da população entre o estacionamento alternativo no parque da feira da Meadela e o Centro de Vacinação. Nos dias de vacinação, entre as 9h30 e as 20h00, o autocarro faz a ligação entre o parque da feira e o Centro de Vacinação de 15 em 15 minutos.

O plano de vacinação contra a Covid-19 resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e prevê ainda o envolvimento das juntas de freguesia.