Altominho.tv

Estudantes do Politécnico de Viana do Castelo apresentam IEEE Student Branch

Já está formalmente constituída o IEEE IPVC Student Branch, o ramo estudantil do Institute of Eletrical and Eletronics Engineers (IEEE) do IPVC, cuja apresentação oficial irá acontecer on-line esta quarta-feira, 10 de março, pelas 14h30, deu nota o Politécnico de Viana. 

João Passos, Chair do IEEE IPVC Student Branch, sublinha a importância quer para o IPVC quer para os estudantes de Engenharia, desta instituição, que “oferece uma oportunidade aos seus membros estudantes em iniciar um caminho de excelência em áreas do seu interesse académico e profissional. Relembro, que o IEEE é uma organização profissional técnica global, e cuja missão se foca no avanço da tecnologia para o benefício da humanidade”, realçando que “ a criação deste ramo estudantil é de elevada importância, não só para o IPVC (alunos, professores, investigadores), mas também para a comunidade em que o IPVC se insere, uma vez que em Portugal, apenas 15 instituições de ensino superior têm o privilégio de ter um ramo estudantil do IEEE ativo”.

João Passos relembra que o caminho não foi fácil. “A criação do IEEE IPVC Student Branch só foi possível pela dedicação e entrega de um grupo de 16 alunos, de vários cursos ministrados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo: Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores (ERSC), Engenharia Mecatrónica (EMEC), Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia (ECGM), que  tiveram de formalizar a respetiva filiação na organização, condição essencial para a aprovação pelo IEEE”.

A perseverança de João Passos, aluno do curso de ERSC, e atual Chair do IEEE IPVC Student Branch, “foi determinante para que, mesmo em tempo de adversidade, conseguiu mobilizar um conjunto significativo de alunos para avançar com o projeto”, disse o IPVC.

O Student Branch é um programa do IEEE (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers) que consiste na formação de um ramo estudantil de Engenharia relacionada com IT. Este oferece inúmeras vantagens a nível académico e profissional, tais como o acesso a webinars, workshops, descontos em conferências internacionais, acesso a bibliotecas de renome, oportunidades de estágios e por fim, mas não menos relevante, ser membro de uma instituição mundial na vanguarda do desenvolvimento tecnológico.

O Comité Executivo do IEEE IPVC SB é composto por Bruno Gomes (Secretário, aluno do curso ERSC), Rui Fornelos (Vice-Chair, aluno do curso ERSC), João Passos (Chair, aluno do curso ERSC) e André Rocha (Vice-Chair, aluno do curso EMEC).