Altominho.tv

Câmara de Viana investe mais de 70 mil euros para apoiar clubes e IPSS do concelho

A Câmara de Viana do Castelo aprovou um conjunto de apoios extraordinários a clubes e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, num investimento superior a 70 mil euros.

Em comunicado, a autarquia adianta que foi aprovado um programa de apoio aos clubes náuticos, que integram o projeto “Náutica nas Escolas” atualmente suspenso devido à pandemia. Através deste programa de apoio excecional, será atribuído um apoio mensal de três mil euros ao Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Clube, Surf Clube de Viana e Viana Remadores do Lima, que vigorará enquanto não for levantada a suspensão do projeto educativo.

O município deliberou também dar continuidade a um apoio extraordinário para fazer face às despesas correntes de 22 associações e clubes desportivos, num investimento superior a 43 mil euros, e apoiar dois clubes que viram eventos cancelados próximo da data da sua realização, depois de terem sido efetuadas despesas com organização.

De acordo com a autarquia, vai ser atribuída uma verba de 3.550 euros ao Clube de Vela, que viu cancelada a Prova de Apuramento Nacional/Taça de Portugal, e uma verba de quatro mil euros ao Clube de Ténis de Viana do Castelo, depois do cancelamento da Taça Cidade de Viana do Castelo.

No âmbito dos apoios a instituições, a Câmara Municipal decidiu atribuir uma verba global de 20 mil euros a quatro entidades de apoio social. O Gabinete de Atendimento à Família (GAF), as Conferências Vicentinas, a Cáritas Diocesana de Viana do Castelo e o Refeitório Social – Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima vão receber, cada um, uma verba extraordinária de cinco euros, para fazer face ao aumento de despesas com o funcionamento e adaptação à nova realidade no âmbito da pandemia.