Altominho.tv

Câmara de Paredes de Coura com um funcionário infetado

A Câmara de Paredes de Coura informou esta quinta-feira que um funcionário da autarquia testou positivo à Covid-19 e já foram realizados 63 testes.

“Foi detetada no decorrer da semana passada, na sequência da monitorização de sintomas imposta pela aplicação do plano de contingência do município de Paredes de Coura, um caso suspeito que, posteriormente, se veio a confirmar ser positivo para infeção por Covid-19”, refere o município em comunicado, acrescentando que os 63 testes laboratoriais realizados “se vieram a revelar todos negativos”.

“Em articulação com o delegado de Saúde, foram reforçadas todas as medidas preventivas necessárias para garantir a saúde e segurança dos colaboradores e da comunidade, determinando-se, por medida de cautela, o rastreio preventivo dos colaboradores e executivo municipal bem como de alguns colaboradores de IPSS do concelho”, adianta a autarquia.

“Desde o início da pandemia até à atualidade, a Câmara Municipal de Paredes de Coura tem trabalhado arduamente com todas as instituições do concelho e com a DGS com o objetivo de evitar que a Covid-19 se espalhe pela nossa comunidade. É fundamental que não se percam as cadeias de contágio porque quando isso acontecer a pandemia torna-se incontrolável”, sublinhou o presidente da Câmara.

Para Vítor Paulo Pereira, apenas serão alcançados “bons resultados se todas as pessoas colaborarem e fornecerem dados objetivos dos seus contactos na eventualidade de contraírem o vírus Covid-19”. “Por esse motivo e porque sentimos que devemos dar o exemplo, todos nós nos submetemos voluntariamente ao teste PCR ao novo coronavírus e não podia ser de outro modo porque o nosso compromisso é o de fazer tudo para preservar o bem-estar e a saúde das pessoas de Paredes de Coura”, afirma.

Atendimento ao público por marcação prévia

Como reforço das medidas preventivas do plano de contingência, a autarquia determinou que “o atendimento presencial nos serviços passe a ser feito por marcação prévia, bem como que os serviços municipais passem a funcionar por equipas autónomas que funcionem em espelho, garantindo a diminuição do risco de disseminação de uma eventual infeção e que os serviços municipais não serão interrompidos”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

O concelho de Paredes de Coura regista atualmente 27 casos ativos de Covid-19, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). No total, foram confirmados 43 casos e 16 recuperados desde o início da pandemia.