Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo vai integrar Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

O município de Viana do Castelo vai integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.

Na reunião ordinária de executivo desta quinta-feira, a vereadora com o pelouro da Juventude, Carlota Borges, apresenta a intenção da Câmara Municipal em aderir à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da Federação Nacional das Associações Juvenis.

Em comunicado, o município adianta que “assumirá, assim, o compromisso de implementar e impulsionar políticas amigas da juventude, que respondam aos reais interesses e aspirações dos jovens do município, tendo os mesmos como principais protagonistas”.

As vantagens dos municípios que integram esta rede são o acesso a uma estrutura nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude, a constituição de uma rede de sinergias, contatos e partilha de informação privilegiada neste grupo restrito, a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem, bem como o acesso ao “Selo de Município Amigo da Juventude”.

O município de Viana do Castelo refere que foi convidado pela Federação Nacional das Associações Juvenis a aderir à rede que tem como objetivo “consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias”.

O próximo passo, de acordo com a autarquia, é a elaboração de um Plano Municipal de Juventude, para 2021, um dos critérios obrigatórios para a permanência na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.