Altominho.tv
PIXABAY

Arcos de Valdevez apoia esterilização de animais de companhia

O município de Arcos de Valdevez está a promover, até 23 de novembro, um programa extraordinário de apoio à esterilização de animais de companhia.

O programa, integrado na política municipal de bem-estar animal, combate ao abandono e sobrepopulação de animais errantes, tem como destinatários os cães e gatos pertencentes a cidadãos residentes no concelho.

A Câmara Municipal aprovou um apoio financeiro, que estipula a atribuição de quantias fixas por cada esterilização, definindo o montante de 15 euros para gatos, 30 euros para cão, 35 euros para gatas e 55 euros para cadelas. As esterilizações podem ser realizadas em qualquer centro veterinário.

Para aceder a este apoio, deverá ser efetuada uma candidatura no Gabinete de Ação Social, acompanhada por uma declaração do médico veterinário responsável com indicação da data da esterilização, um documento comprovativo da identificação eletrónica do animal (DIAC) com indicação da data de esterilização, um comprovativo de residência do requerente no concelho de Arcos de Valdevez e um comprovativo de IBAN.

Para além do programa de apoio extraordinário, a autarquia está a desenvolver, à semelhança de anos anteriores, uma campanha de apoio a munícipes carenciados, com a oferta da esterilização dos seus animais. Este apoio também é válido para todos os animais errantes do concelho, sinalizados pelos serviços municipais e que sejam adotados responsavelmente.