Além do dia de luto oficial decretado para esta terça-feira com colocação da bandeira a meia-haste, numa nota enviada à imprensa, o município expressa “sentidas condolências à família enlutada e a toda a comunidade que enfrenta o sentimento de perda”.

Na nota de pesar, a autarquia releva que “D. Anacleto Oliveira destacou-se na sua brilhante vida académica como um homem de cultura e conhecimento que, não obstante a elevação do seu pensamento, nunca se afastou da sua ligação e diálogo com os mais simples e mais frágeis”.

O presidente da Câmara Municipal, Vítor Paulo Pereira, refere que “o seu trabalho episcopal pautou-se pela forte ligação com as paróquias e os fiéis que servia, com particular proximidade aos mais vulneráveis, a quem nunca deixava de dedicar especial atenção”.

O autarca recorda ainda que, nas “diversas circunstâncias em que Paredes de Coura teve a honra de o receber”, “D. Anacleto Oliveira sempre foi o expoente da simplicidade e da generosidade, um homem de fé e dedicação, cujo coração abraçava toda a comunidade”.