Altominho.tv

Escola recebe alunos com equipamentos desportivos renovados

O novo ano letivo arranca esta sexta feira no Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura e a escola básica e secundária vai receber os alunos com equipamentos desportivos requalificados.

Segundo o município, o Pavilhão Gimnodesportivo foi completamente renovado e há agora um campo de jogos de futebol de 7 e uma pista de atletismo. “Depois da empreitada de requalificação, que renovou e equipou completamente o estabelecimento escolar ultrapassando os 2,5 milhões de euros, a Câmara de Paredes de Coura avançou para a reabilitação dos espaços desportivos da escola, num investimento que rondou os 500 mil euros e contou com o apoio de 250 mil euros através do contrato programa celebrado com o Ministério da Educação”, refere o comunicado enviado à imprensa.

A empreitada de ampliação e requalificação do campo de jogos exterior envolveu a aplicação de piso multidesportivo para pista de atletismo e de relva sintética, balizas para futebol de 7, sistema de rega do campo de jogos e iluminação, entre outros trabalhos, que permitem ao novo equipamento “suprir todas as lacunas até agora denotadas pela escola ao nível do desporto escolar”.

Para o presidente da autarquia, Vítor Paulo Pereira, “este era um projeto muito acarinhado pela edilidade, que não poupou esforços para garantir aos alunos o conforto e as condições necessárias para a prática desportiva”.

O autarca sublinha o “esforço financeiro do município para dotar a comunidade educativa deste importante equipamento”: “Nunca perdemos a perspetiva da racionalidade económica dos investimentos, mas os alunos sempre foram a nossa prioridade e, por isso, as famílias que escolhem Paredes de Coura para viver podem contar com instalações escolares dignas e à altura do que os courenses merecem”.

Transporte gratuito e novas bolsas de estudo

A Câmara Municipal vai investir, no presente ano letivo, cerca de 550 mil euros em transportes, que serão gratuitos para todos os níveis de ensino.

Já no âmbito das bolsas de estudo, cerca de 20 mil euros vão apoiar 70 jovens do concelho que ingressaram ou frequentam o Ensino Superior. A medida pretende “ajudar as famílias mais carenciadas a minorar os encargos de ordem financeira no percurso formativo e académico dos seus filhos”.

Regresso em segurança

A instalação de estruturas temporárias para ampliação do espaço de recreio coberto, facilitando a divisão dos alunos em grupos menores, a sinalética de segurança, o material de proteção como dispensadores de desinfetante, tapetes e máquinas de desinfeção dos espaços e o fornecimento de câmaras web para a eventualidade de acompanhamento temporário de aulas à distância são outras das medidas implementadas pelo município, “em harmonia com os planos de contingência definidos pelas escolas”.

De acordo com a autarquia, foram também criados circuitos de transporte adaptados à nova realidade e está garantido o apoio ao ensino da Música e Movimento, Inglês e às atividades pedagógicas promovidas pela Caixa de Brinquedos.

Vítor Paulo Pereira salienta que “este ano, mais do que nunca, é fundamental dar ainda mais atenção à área da Educação”. O autarca adiantou que “o objetivo é que o regresso à escola decorra com segurança e tranquilidade, o que implica um reforço do trabalho de coordenação entre as diversas instituições envolvidas e, sobretudo, entre as escolas e a família”.