Altominho.tv
IMAGEM ILUSTRATIVA

Incêndios: Mais de meia centena de concelhos de nove distritos em risco máximo

Mais de meia centena de concelhos de nove distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão mais de meia centena de concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do risco elevado de incêndio, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) declarou a situação de alerta para 14 distritos a norte do Tejo até sexta-feira.

A medida abrange os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Face às previsões adversas, a Proteção Civil acionou para os mesmos distritos o estado especial de alerta laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro.

Em situação de alerta é proibida a realização de queimas e queimadas e o uso de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, e são proibidos o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais “previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios”.

Também não são permitidos trabalhos florestais e rurais com equipamentos elétricos como motorroçadoras, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado e vento em geral fraco predominando do quadrante norte.

Nas terras altas, o vento será fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte do quadrante leste no Norte e Centro até meio da manhã.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste e pequena subida da temperatura máxima na região Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Portalegre) e as máximas entre os 27 (na Guarda, Aveiro e Porto) e os 36 (em Santarém).