Altominho.tv

Ponte de Lima prepara eventos equestres para 2021

A Câmara de Ponte de Lima está já a preparar os eventos equestres para o ano de 2021.

Com uma tradição equestre de raízes bem vincadas, Ponte de Lima tem vindo a evidenciar nos últimos anos o seu caráter enquanto “Destino Equestre Internacional”, com a organização de vários eventos que têm colocado a Vila Mais Antiga de Portugal na linha da frente do circuito mundial.

O cavalo, “enquanto produto de excelência do mundo rural, é hoje uma alavanca fundamental para a promoção do concelho, numa ótica transversal à preservação da cultura e valorização do endógeno, do desporto, do turismo, do lazer, e ainda, da dinâmica económica que imprime ao concelho”.

Apesar da atividade equestre de larga escala, estar suspensa na Vila, por consequência da Covid-19, “a mesma não cessou”, deu nota a autarquia,

O Município “está a trabalhar na reprogramação da atividade que estava prevista, e com os agentes locais em processo de readaptação a uma nova realidade”.

Através da dinâmica equestre, “o Município procura contribuir para a estabilização económica e social da região, com um sentido de compromisso e responsabilidade para com os atores de um setor a valorizar”.

Para 2021, o Município de Ponte de Lima vai apresentar um calendário de cinco eventos, divididos entre os meses de maio, junho, julho e agosto de 2021: o
CSI – Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima, o Concurso de Ensino, a Feira do Cavalo de Ponte de Lima, os Jogos Equestres e o Concurso Nacional de Saltos.

A autarquia ainda não revelou as datas específicas de cada evento.

“Estes eventos procuram garantir a defesa e a prossecução dos interesses do setor, alavancando os recursos que a região dispõe, e os mesmos serão realizados, de acordo com as indicações emanadas pelas autoridades de saúde”.