Altominho.tv

Romaria de São Bartolomeu e Romaria de São João d’Arga são oficialmente Maravilhas da Cultura Popular

O resultado acaba de ser revelado na grande final do programa “7 Maravilhas da Cultura Popular”, emitido durante este sábado em direto na RTP1, a partir de Bragança.

A duas romarias que representaram o Alto Minho na fase final deste concurso, ficaram entre as sete candidaturas mais votadas, passando assim a fazer parte do lote final das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

De acordo com os resultados divulgados na última lista antes do fecho das votações, a Romaria de São Bartolomeu ocupava a 3ª posição e a Romaria de São João d’Arga na 4ª posição.

O primeiro candidato do Alto Minho a ser anunciado pelo presidente da região de Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, foi a Romaria de São João d’Arga.

O presidente da câmara de Caminha, Miguel Alves, subiu ao palco para receber o troféu de finalista das 7 Maravilhas da Cultura Popular:

Os promotores da candidatura de Ponte da Barca tiveram de aguardar até ao penúltimo envelope para confirmar que a Romaria de São Bartolomeu seria o segundo representante do Alto Minho a ser galardoado.

O presidente da câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, subiu ao palco para receber o troféu de finalista das 7 Maravilhas da Cultura Popular:

Os restantes cinco finalistas foram “Os Santeiros de São Mamede do Coronado”, “Colete Encarnado”, “Criptojudaísmo de Belmonte”, “Bailinho da Madeira” e “Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios”.

Segundo a organização, a iniciativa tem como objetivo “distinguir os valores únicos de Portugal e a dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade. É a manutenção e a afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular”.

Desde 2007, foram já escolhidas as 7 Maravilhas de Portugal, de Origem Portuguesa, Naturais, À Mesa, Gastronomia, Praias e Aldeias e Doçaria.