Altominho.tv
DR

Pista de modalidade olímpica de BTT está a ser construída em Paredes de Coura

A Câmara de Paredes de Coura está a construir uma pista de BTT XCO, uma modalidade olímpica, na freguesia de Vascões, num investimento de cerca de 70 mil euros, segundo informação avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias.

O presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, explicou, em declarações ao jornal, que “a criação do circuito no Lugar de Chão Longo já está na fase final dos trabalhos e estará disponível para os amantes da modalidade no final de agosto”.

Com 4,1 quilómetros de extensão, a pista foi pensada para competição. “O horizonte pretendido é verificar as condições para a curto médio prazo realizar provas da Taça de Portugal e internacionais”, afirmou o autarca.

O espaço vai ser visitado esta quinta-feira pelo selecionador nacional de UVP-FPC BTT, Pedro Vigário, e pela selecionadora nacional UVP-FPC Ciclismo Feminino de BTT e Estrada, Ana Rita Vigário, e ainda pelo presidente da Associação de Ciclismo do Minho, José Luís Ribeiro, e pelo responsável pela certificação de percursos, Nuno Lopes.

O projeto inclui ainda “a construção na mesma zona e em simultâneo de um Centro de Cycling, num investimento de 220 mil euros”, que deverá também estar concluído até ao fim do mês de agosto.

“Serão criados trilhos, ligados ao Centro de Cycling, em todas as freguesias do concelho”, disse Vítor Paulo Pereira. Segundo o autarca, “a ideia é desenvolver em Paredes de Coura um grande projeto velocipédico que explore de forma sustentável as condições ambientais e paisagísticas do território, com especial foco na Paisagem Protegida de Corno de Bico”.