Altominho.tv

Agricultores receberam 355 ME no âmbito da Política Agrícola Comum

Os agricultores receberam, até ao momento, 355 milhões de euros no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), divididos entre os programas de desenvolvimento rural do continente e ilhas, para fazer face à pandemia de covid-19, foi anunciado.

No âmbito da PAC, “os agricultores já receberam, à data de hoje, 355 milhões de euros […] entre o PDR [Programa de Desenvolvimento Rural], Prorural [Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores] e Proderam [Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira]”, afirmou a ministra da Agricultura, numa audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

Em resposta aos deputados, Maria do Céu Albuquerque vincou que, neste momento, “é muito importante” dar cenários de estabilidade e previsibilidade aos agricultores.

Neste sentido, avançou que o setor vai receber, no próximo semestre, 782 milhões de euros em antecipações, investimento no âmbito do PDR, linhas de crédito e pedido único 2020.

“É neste cenário que nos encontramos a trabalhar para garantir que, do ponto de vista da PAC, estes valores chegam à tesouraria das nossas empresas para que consigam cumprir os seus objetivos”, notou a líder do Ministério da Agricultura.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 573 mil mortos e infetou mais de 13,12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.668 pessoas das 47.051 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.