Altominho.tv

Já são conhecidos os números para votar nos candidatos às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Os números de votação dos finalistas do Alto Minho candidatos às 7 Maravilhas da Cultura Popular já foram revelados. Nesta fase existem 140 nomeados, sete por distrito e região autónoma, agora sujeitos à votação do público.

As concertinas e cantares ao desafio (Ponte de Lima), as Feiras Novas (Ponte de Lima), a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia (Viana do Castelo), a Romaria de S. Bartolomeu (Ponte da Barca), a Romaria de São João d’Arga (Caminha), a Romaria de Santa Marta (Viana do Castelo) e o Vira do Alto Minho (Monção) são os sete candidatos do distrito de Viana do Castelo.

Os 140 finalistas apurados vão participar nas respetivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional. “As 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares”, explicou a organização em comunicado.

A eliminatória distrital realiza-se no dia 16 de julho, em Ponte da Barca, passando à semifinal o primeiro classificado.

Um programa no dia 16 de agosto vai ainda repescar, através do voto popular, oito candidatos, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semifinalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semifinais, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto, que irão apurar os 14 finalistas.

A gala final onde serão conhecidas as 7 Maravilhas da Cultura Popular está prevista para o dia 5 de setembro.

Para a edição 2020 das 7 Maravilhas, foram recebidas 504 candidaturas e apuradas 471. A região do Alto Minho apresentou 20 candidaturas às sete categorias a concurso: Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos.