A turma MM1, do 10º ano, da EPRAMI, polo de Monção, técnico de manutenção industrial/mecatrónica automóvel, conquistou o 1º prémio do concurso “No Poupar está o Ganho”.
Este prémio foi promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, e a EPRAMI venceu na categoria de ensino secundário.
A sessão de encerramento, onde foram apresentados os trabalhos finalistas dos níveis de ensino em concurso, realizou-se na passada sexta-feira, 19 de junho, em direto no Facebook e YouTube, contando com a participação do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
Citado pela organização, afirmou: “com este projeto, a Fundação tem proporcionado estímulo e apoio a alunos e professores para que estes abordem, com segurança, a educação financeira em todos os níveis educativos. No poupar está o ganho. Na formação financeira dos portugueses está o futuro. No digital está uma aposta que é também uma revolução de futuro”.
Congratulando-se com a distinção, a Vereadora da Educação, Juventude e Recursos Humanos da Câmara de Monção, Natália Rocha, felicitou a EPRAMI, em particular a turma vencedora e a Professora Ana Paula André, pela conquista do concurso.
“É um prémio importante para a comunidade educativa monçanense que realça a qualidade do ensino ministrado na escola” acentuou.
A EPRAMI participou pela primeira vez no concurso.
O trabalho apresentado, denominado “A História da utilização do aço”, aborda a educação financeira ligada à utilização sustentável dos recursos naturais.
Tratando-se “de um tema atual e interessante, os alunos acolheram bem a iniciativa”.
A reação da professora Ana Paula André foi de satisfação e de surpresa.
Disse: “Foi, sem dúvida, uma boa surpresa. Os alunos perceberam que o dinheiro não cai do céu, e que o desejo e a necessidade são coisas muito distintas. O lugar foi disputado por duas turmas desta escola e esta concorrência foi muito saudável e gratificante. Espero que este projeto seja para continuar, tanto nesta escola como nas restantes espalhadas pelo país”.
10ª edição envolveu perto de 6 mil alunos
“No Poupar Está o Ganho” é uma iniciativa promovida pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que visa transmitir às crianças e jovens a importância de, desde cedo, terem hábitos de poupança e de consumo responsáveis, ajudando-os a adquirir competências financeiras que lhes permitam, no futuro, a tomada de decisões corretas e informadas.
Dirigida a alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, este concurso de educação financeira completou, este ano, a 10.ª edição consecutiva, tendo envolvido, até ao momento, mais de 30.000 alunos.
Nesta edição, participaram 5.792 alunos.