Altominho.tv

Passadiço de madeira vai ligar centro histórico ao parque das caldas em Monção

A Câmara Municipal de Monção vai criar um novo percurso pedonal, que unirá o passadiço de madeira junto ao rio Minho, com o centro histórico.

O desenvolvimento deste passadiço surge na sequência das obras de requalificação do Parque das Caldas e área envolvente, onde foram construídas várias estruturas de lazer, entre as quais, um passadiço de madeira junto ao rio Minho, mas onde terá ficado a faltar uma ligação pedonal entre o centro histórico e aquela zona ribeirinha.

Com essa finalidade, o Município de Monção avançou agora com a empreitada “Arranjos Exteriores da Envolvente da Muralha”, a qual engloba limpeza da vegetação, com corte da arborização seca, reconstrução dos muros de suporte dos antigos socalcos de cultivo, e a construção de um passadiço de madeira, facilitando o acesso pedonal entre o centro da vila e o Parque das Caldas.

A intervenção prevê a interligação com o passadiço existente no Parque das Caldas, acedendo-se por uma abertura existente no pano da muralha junto às escadas do Arado, na Avenida General Humberto Delgado.

Ao longo do passadiço de madeira, estão previstos lugares de descanso, servidos por bancos, permitindo aos caminhantes desfrutar de alguns momentos de repouso e, ao mesmo tempo, apreciar a envolvente paisagística, fluvial e construída, simbolizada pelas imponentes muralhas de Monção, monumento nacional desde 1910.

O município refere ainda em comunicado que “o impacto do percurso sobre a muralha será inexistente, possibilitando a ligação entre o interior do casco muralhado e a área de lazer do Parque das Caldas. Em termos turísticos, este acesso potenciará a área ribeirinha, a qual já dispõe de diversos atrativos para os visitantes”.