Altominho.tv
GNR

GNR reforça patrulhamento para prevenir incêndios rurais

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou que vai reforçar o patrulhamento e vigilância terrestre em todo o território nacional, em coordenação com as demais entidades, com o objetivo de prevenir a ocorrência de ignições, numa altura em que devido às temperaturas mais elevadas há um agravamento do risco de ocorrência de incêndios rurais.

“A grande maioria dos incêndios registados no último ano teve origem na realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, pelo que se torna necessário sensibilizar os cidadãos sobre os devidos cuidados a ter neste tipo de ações”, recorda aquela força policial em comunicado.

A GNR alerta que “é proibido fazer queimadas extensivas, sem autorização e sem acompanhamento de um técnico credenciado em fogo controlado, operacional de queima ou equipas de sapadores ou bombeiros, situação que é considerada ‘uso intencional de fogo’ e está sujeita a coimas”.

“Também para se proceder à queima de matos cortados e amontoadas e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal e agrícola é exigida uma comunicação prévia à câmara municipal ou à junta de freguesia”, explicam.

Por causa das circunstâncias meteorológicas, a GNR irá adotar medidas e ações especiais de prevenção de incêndios rurais, sensibilizando a população para os cuidados a adotar na realização de queimadas e queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de outras ações de gestão de combustível.

Não realizar queimadas com tempo quente e seco ou com vento, escolher dias nublados e húmidos, levar telemóvel para dar o alerta em caso de incêndio e fazer a queima acompanhado são alguns dos conselhos deixados pela GNR.