Altominho.tv

Viana do Castelo investe 150 mil euros em 400 computadores para alunos carenciados

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse hoje que esta semana vão ser encomendados cerca de 400 computadores e acesso à Internet para ceder aos agrupamentos escolares que os disponibilizarão, até final do mês, a alunos carenciados.

“A nossa estimativa andará entre os 300 e os 400 computadores, com as respetivas ligações à Internet, que serão necessários para que os nossos alunos mais carenciados tenham acesso à educação. Estamos a falar num investimento na ordem dos 150 mil euros”, afirmou José Maria Costa, em declarações à agência Lusa.

O autarca socialista acrescentou que irá reunir-se, hoje à tarde, “com todos os agrupamentos escolares para confirmar as estimativas” do município e “avançarmos com a aquisição de todo o material necessário”.

“Esperamos até final do mês ter todos os nossos alunos carenciados com acesso à educação na escola pública. A escola pública não pode deixar ninguém ficar para trás. Se há alunos com dificuldades económicas que não podem comprar ou ter acesso à educação, nós temos de provir essa necessidade”, reforçou.

José Maria Costa adiantou que a câmara vai adquirir os computadores e o acesso à Internet para apoiar os alunos com escalão A e B, cedendo aquele material aos sete agrupamentos escolares do concelho.

“O município fez um protocolo de cedência desses equipamentos, sendo os agrupamentos escolares os responsáveis pela sua distribuição aos alunos. No próximo ano letivo, serão emprestados a outros alunos”, referiu.

Questionado pela Lusa, José Maria Costa adiantou que “esta semana será feira a avaliação das necessidades de máscaras que o município terá de adquirir” para distribuir por “setores específicos” da população do concelho, com cerca de 90 mil habitantes.

“Vamos priorizar a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos setores mais desfavorecidos da população, como as famílias carenciadas, idosos e setores da sociedade com maior exposição ao novo coronavírus. Estamos a fazer esse levantamento. Esta semana fica concluído”, especificou.

O autarca adiantou que “o município já assegurou a realização de 250 testes à covid-19, num investimento de cerca de 25 mil euros, investiu 50 mil euros em 42 mil máscaras cirúrgicas, duas mil máscaras P2, batas e 25 mil pares de luvas distribuídas por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Cruz Vermelha e as duas cooperações de bombeiros do concelho”.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 164 mil mortos e infetou mais de 2,3 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 525 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 735 pessoas das 20.463 registadas como infetadas.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.