Altominho.tv

Utentes de lares de Caminha com acesso gratuito a testes à Covid-19

A Câmara de Caminha anunciou, esta quinta-feira, a possibilidade de idosos institucionalizados no concelho puderem efetuar um teste à Covid-19.

Em comunicado, a autarquia adianta que “tendo em consideração que os idosos são um grupo de risco acrescido e tendo em vista salvaguardar a saúde de todos os que residem e trabalham nos lares do concelho de Caminha, o município prontificou-se a assegurar e pagar a realização de testes em pessoas que sejam identificadas por cada uma das instituições”.

A medida já aplicada dirige-se a todos os utentes do Centro de Bem Estar Social de Seixas, Casa de Repouso da Confraria do Bom Jesus dos Marantes de Caminha, Lar de Santa Rita da Santa Casa da Misericórdia de Caminha em Vila Praia de Âncora e Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora. A coordenação da rede será feita pela vereadora da Ação Social, Liliana Ribeiro.

De acordo com o município, esta medida de apoio complementa o apoio da autarquia às IPSS do concelho. “Ao longo das últimas semanas tem havido uma ligação permanente entre as instituições de modo a que se possam resolver os problemas que surgem e a Câmara tem vindo a apoiar as IPSS com máscaras, material de limpeza e gel desinfetante, conforme as solicitações e os recursos disponíveis”, lê-se na nota enviada à imprensa.

O Câmara de Caminha adiantou ainda que, esta quinta-feira, seriam distribuídas 235 máscaras pelas diversas IPSS do concelho, incluindo lares e instituições que prestam apoio domiciliário nas diferentes freguesias.