Primeiro-ministro garante que possibilidade de encerramento generalizado de escolas vai ser colocada na quarta-feira ao Conselho Nacional de Saúde Pública.
O primeiro-ministro, António Costa, garante que o fecho generalizado das escolas em Portugal será feito se os técnicos assim o entenderem.
“Colocaremos essa questão amanhã [quarta-feira] ao Conselho Nacional de Saúde Pública“, disse o chefe do Governo nesta terça-feira, em conferência de imprensa.
Questionado sobre a hipótese de antecipar as férias escolares ou o encerramento geral das escolas, António Costa garantiu que o Governo tomará qualquer iniciativa que os especialistas considerarem necessária.
“Adotaremos as medidas que os técnicos considerem justificadas”, afirmou.
Nesta conferência de imprensa, o primeiro-ministro alerta a população para evitar os comportamentos que podem levar à propagação do vírus e que sigam as indicações das autoridades de saúde.
“Não podemos começar cada um de nós a achar o que deve ser”, disse Costa, advertindo que “cada um de nós é o primeiro agente para travar o processo de contaminação”.
Costa lembrou que o Covid-19 é “um vírus novo” sobre o qual ainda faltam muitas certezas. “Nesta incerteza temos sempre que nos preparar para o pior cenário, desejando o melhor cenário”, afirmou.
A Direção-Geral da Saúde confirmou esta terça-feira que o número que casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) subiu para 41.
De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 375 casos suspeitos, dos quais 83 aguardam resultado laboratorial. Há ainda 667 contatos em vigilância pelas autoridades de saúde.