Altominho.tv

Alto Minho eleito segundo melhor destino sustentável da Europa

O Alto Minho foi reconhecido pela Green Destinations como o segundo melhor destino sustentável da Europa no que diz respeito à inovação e boas práticas na gestão do turismo em cidades, regiões e países.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho adiantou que a região, considerada como um dos destinos sustentáveis do Top 100 Green Destinations desde 2018, é um destino turístico que tem apostado no turismo de natureza e na sustentabilidade.

O Alto Minho “foi a primeira NUT III de Portugal continental a ser galardoada com Platina de acordo com os padrões do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), tendo sido premiado, em 2019, com o galardão Platinum QualityCoast/Green Destinations Award (Destino Verde/Costeiro Platina), no seguimento de uma candidatura submetida pela CIM Alto Minho ao programa Green Destinations Awards”, referem na nota enviada à imprensa.

Os resultados dos prémios agora atribuídos foram publicados no website do Top 100 Sustainable Destinations, depois do cancelamento da Feira Internacional de Turismo de Berlim (ITB Berlin), onde decorreria a cerimónia da Green Destinations e o anúncio oficial dos vencedores.

Após um processo de análise de 50 histórias de turismo sustentável enviadas pelos 100 principais destinos sustentáveis, os vencedores das categorias foram selecionados por um painel de especialistas representando 12 organizações internacionais.

Através das histórias de turismo sustentável, os destinos forneceram informações abrangentes sobre os mesmos e dos esforços encetados para se tornarem mais sustentáveis em benefício dos viajantes e das comunidades locais, bem como para evitar problemas de turismo excessivo.

A Green Destinations desenvolveu um sistema de avaliação e emissão de relatórios que permite avaliar a atual política de turismo, a gestão e o desempenho da sustentabilidade dos destinos turísticos em temas relevantes de sustentabilidade.

O Programa de Avaliação e Certificação de Destinos Verdes é uma iniciativa colaborativa da Green Destinations, do Centro Europeu de Eco e Agro-Turismo (ECEAT) e da Coastal & Marine Union (EUCC).