Altominho.tv

Fernando Pimenta distinguido como Atleta do Ano 2019

Fernando Pimenta vai ser distinguido pela Federação Portuguesa de Canoagem com o prémio Atleta do Ano 2019, na Gala dos Campeões, marcada para sábado, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.

Em 2019, o canoísta de Ponte de Lima voltou a ser a figura em destaque da canoagem nacional entre a elite mundial da modalidade.

No Campeonato do Mundo de Velocidade, realizado em Szeged, na Hungria, conquistou medalhas de bronze nas provas de K1 1000 metros e de K1 5000 metros e, na temporada passada, ganhou duas medalhas de prata (K1 1000 metros e K1 5000 metros) nos Jogos Europeus de Minsk, na Bielorrússia, entrando na história de Portugal ao tornar-se o primeiro atleta luso a conquistar quatro medalhas nesta competição.

O atleta do Sport Lisboa e Benfica arrecadou ainda, em 2015, em Baku, no Azerbaijão, na primeira edição dos Jogos Europeus, duas medalhas de prata, também nas provas de K1 1000 metros e de K1 5000 metros.

Durante a Gala dos Campeões, serão também conhecidos os premiados nas categorias de Atleta do Ano (feminino), Equipa do Ano, Promessa e Treinador do Ano. O evento vai prestar tributo aos 313 títulos nacionais, estão ainda prevista uma homenagem a cerca de uma centena de canoístas lusos que, em 2019, representaram Portugal em Campeonatos da Europa e do Mundo.

O Clube Náutico de Ponte de Lima é um dos distinguidos depois de, em 2019, ter conquistado o Troféu Jogos Santa Casa.

Em termos coletivos, vão ser homenageados os campeões nacionais de 2019: Águas Bravas Clube (Slalom), Clube Náutico de Ponte de Lima (Fundo, Velocidade e Esperanças), Clube Náutico de Prado (Maratona), Clube Fluvial de Coimbra (Kayak Polo Absoluto), Associação Náutica do Seixal (Kayak Polo Sub-16), Clube do Mar Costa do Sol (Canoagem de Mar) e Darque Kayak Clube (Slalom Esperanças). O Clube de Canoagem de Amora, emblema vencedor do ranking nacional de Veteranos, também vai ser distinguido.

A gala tem entrada gratuita, mas lotação limitada.