Altominho.tv

Mais de 88 mil peregrinos passaram por Valença e Tui a caminho de Santiago

A eurocidade constituída por Valença e Tui, na Galiza, registou, em 2019, mais de 88 mil peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela.

Em comunicado, o município português sublinhou que, no ano passado, registaram-se “88.310 peregrinos que passaram ou começaram a sua peregrinação na eurocidade”.

“O número de peregrinos tem crescido sempre. Se no ano passado foram 88.310 os que chegaram a Santiago e pediram a bula compostelana, em 2014 eram 35.494 mil oriundos de todos os cantos do mundo”, destacou.

“A história e simbologia jacobeia que Valença e Tui aportam, há séculos, com autenticidade, às peregrinações para Santiago muito tem contribuído para alcançar estes números. Associada à história, às marcas patrimoniais, o aspeto lendário e de cultura popular fazem parte indissociável de Valença e Tui”, sustentou a autarquia liderada por Manuel Lopes.

De acordo com os dados divulgados hoje pela câmara portuguesa, “em 2019 foram 72.361 os peregrinos a percorrer o caminho português do interior, quando em em 2018 foram 67.816 e, em 2014, 34.715 peregrinos”.

“O caminho português do interior é o segundo percurso que mais peregrinos leva a Santiago de Compostela depois do caminho francês”, refere a nota enviada à imprensa.

O município adiantou ainda que “o Caminho Português da Costa atrai cada vez mais peregrinos até Valença”. “Em 2019 foram 15.949, no ano anterior eram 13.836 e em 2014 apenas 779.”

O distrito de Viana do Castelo é atravessado por duas rotas seculares do Caminho Português de Santiago, na Galiza, uma pelo interior e outra junto à orla marítima. A rota do interior faz-se por Ponte de Lima até Valença, num total de 38 quilómetros que integram a estrada real (Porto-Barcelos-Ponte de Lima-Valença), considerada a espinha dorsal dos caminhos portugueses de Santiago, onde confluem quase todos os demais percursos.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la muchacha du Louvre
  • happy hour
  • le senior des Panoramas
  • a touch of Africa
  • abysmal tale
  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres