Altominho.tv

Danos na rede elétrica devido ao mau tempo “são muito significativos”

Os danos na rede de distribuição elétrica devido ao mau tempo “são muito significativos, havendo 125 linhas de alta e média tensão afetadas”, divulgou hoje a EDP Distribuição, que conta com 1.200 operacionais apoiados por 700 viaturas.

Em comunicado, a EDP Distribuição refere que “face ao agravamento das condições atmosféricas, reforçou as suas equipas operacionais no terreno, encontrando-se, neste momento, cerca de 1.200 operacionais com o apoio de 700 viaturas a realizar os trabalhos de reposição do fornecimento de energia elétrica, debaixo de condições meteorológicas adversas, em particular fortes rajadas de vento e chuvas intensas”.

Porto, Braga, Coimbra, Viana do Castelo e Vila Real são “as zonas mais fustigadas” pela depressão Elsa.

“Os municípios mais afetados neste momento são Amarante, Guimarães, Melgaço, Lousã e Cinfães”, refere a EDP Distribuição, salientando que a “situação descrita é evolutiva, estando atualmente mais concentrada na zona norte, mas deslocando-se progressivamente para sul”.

Também “os danos na rede de distribuição são muito significativos, havendo 125 linhas de alta e média tensão (AT/MT) afetadas”.

A EDP Distribuição “garante o reforço das equipas operacionais em função do aumento da gravidade da situação, de forma a repor a energia com a maior celeridade possível”.

A empresa tem vindo “a mobilizar equipas de diversas zonas do país para os locais mais afetados e a utilizar os recursos humanos existentes nos diferentes níveis de tensão”, e “mantém-se em estreita articulação com as estruturas locais e nacionais da Proteção Civil, bem como em ligação permanente ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera para garantia de informação atualizada”.

O administrador da EDP João Marques da Cruz, que falava hoje aos jornalistas, em Lisboa, indicou que a EDP Distribuição tem quatro níveis de alerta e que “metade de Portugal, do Tejo para norte”, está em nível 3.

“São circunstâncias extremas, pensamos que estamos a [conseguir] dar uma resposta e quero elogiar todos os colegas que estão no terreno”, sublinhou.
Marques da Cruz acrescentou que a EDP colocou “à disposição” toda a capacidade do parque próprio e das empresas que trabalham com a elétrica, constituído por 12 geradores.

O mau tempo associado à depressão Elsa está a atingir os Açores e o continente português, onde o desabamento de uma casa, em Castro Daire, e a queda de uma árvore, no Montijo, fizeram hoje dois mortos.