Altominho.tv

Neve poderá regressar ao Alto Minho na próxima segunda

O cenário parece ser de tempestade perfeita para um um fim de semana de inverno, com chuva e queda de neve nas terras altas, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantando a possibilidade de mais neve, já a uma quota mais baixa, nos 750 metros de altitude, na segunda-feira.

O início da próxima semana será o inverno condensado num só dia. Muita chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve. “É um dia em que acontece quase tudo”, o que não é habitual nesta época do ano, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA sublinha que a situação do ponto de vista das previsões meteorológicas “é complexa” e obriga a vigilância para possíveis correções, o que pode significar, também, lançamento de alertas “mais em cima da hora” caso seja necessário.

O problema, explica o IPMA, é a passagem de “uma frente que vai ter ondulações”, com formação de depressão. “Basta haver um pequeno desvio na localização desses centros de ação para haver uma falha nas previsões”, acrescenta.

De qualquer forma, este sábado a precipitação ainda não será muito intensa no norte e centro, com céu pouco nublado e possibilidade de chuva fraca a sul. Domingo, apesar da margem de erro que é preciso dar às previsões, tudo aponta para chuva por vezes forte nas regiões norte e centro. O vento será mais intenso a norte durante a manhã, devendo passar também a intenso no sul durante a tarde. A neve promete cair nas terras altas.

Para segunda-feira, o cenário é de “muita chuva e muita neve”, mas os alertas ainda estão a ser analisados.

Segunda-feira, a neve continuará a cair para cobrir as serras e algumas estradas e deverá afetar já zonas mais baixas, descendo até aos 750 metros de altitude.