Altominho.tv

Ponte da Barca acolhe concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana

A Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana vai dar um concerto, no sábado, em Ponte da Barca.

Pela primeira vez neste concelho, a Banda Sinfónica da GNR vai apresentar-se na Praça da República, pelas 17h00. A entrada é gratuita.

A banda nasceu em 1838, por decreto de D. Maria II, com a designação de Banda da Guarda Municipal e, mais tarde, com a implantação da República, passou a chamar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana.

De acordo com a página oficial da banda no Facebook, com a reestruturação da Guarda Nacional Republicana em 2009, atualmente a estrutura está na dependência da Unidade de Segurança e Honras de Estado, sendo que constitui um dos órgãos que o Comandante-Geral tem à sua disposição para, no âmbito da atividade musical, concorrer com a sua ação em atividades de representação em protocolo de Estado, cerimónias militares, culturais e recreativas e de divulgação da GNR.

“O elevado grau de especialização dos elementos que constituem a Banda Sinfónica da GNR, assim como o seu amplo e valioso arquivo permitem que esta atinja em concerto um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres”, sublinha a publicação.