Altominho.tv

Passeios de camelos, balão de ar quente e mostra de doces animam Cerveira no Natal

Passeios de camelo pela vila, um balão de ar quente para proporcionar uma experiência em voo cativo e uma mostra de doçaria nacional e internacional.

São os pontos fortes da programação de Natal e Ano Novo, que arranca a 30 de novembro e termina a 6 de janeiro em Vila Nova de Cerveira. A iniciativa “Na’Tal Cerveira” inclui seis eventos gratuitos e 38 dias de programação, com diversas atividades direcionadas para as famílias.

Organizado pela Câmara Municipal, o programa de animação inclui, pelo segundo ano consecutivo, o “Na’Tal Cerveira Kids”. Com abertura a 30 de novembro, este evento promete “levar ao delírio os miúdos, com um parque de diversões maior e melhorado”. O Parque Coordenador de Transportes vai ser palco de “uma pista de carrinhos de choque, carrossel, trampolim, dragão, insufláveis, jogos tradicionais e outras brincadeiras” até ao dia 6 de janeiro.

O “Mercado Natalício” e o “Presépio Vivo” vão transformar o centro histórico e o Castelo numa ‘Vila Mágica’, entre os dias 6 a 8 de dezembro. Durante três dias, 30 animadores da Velha Lamparina representam 17 quadros vivos e cinco
encenações bíblicas, há três espetáculos de circo de natal, quatro circo de natal de rua, quatro ateliers dedicados à moagem de cereais e à lavagem de lã, 20 mercadores com diversos produtos alusivos à quadra natalícia e ainda as vivências na aldeia e ofícios.

Este ano, haverá, pela primeira vez, a Casa do Pai Natal e a recriação histórica do nascimento de Jesus Cristo, que vai ser impulsionada com a chegada dos Reis Magos em camelos.

Passeios de camelo, com um percurso curto, três carrocéis tradicionais de madeira – circular, roda e barco – instalados no terreiro e queda de neve artificial são outras das iniciativas previstas.

A abertura do Mercado Natalício e Presépio Vivo acontece na sexta-feira, 6 de dezembro, às 17h00, e encerra às 20h00. No sábado funciona entre as 10h00 e as 20h00 e, no domingo, das 10h00 às 18h00.

Já o fim-de-semana que antecede o Natal, dias 21 e 22 de dezembro, vai ser dedicado à doçaria. A autarquia anunciou que, “com um conceito diferente, mais amplo e atrativo”, o Cerveira Mais Doce dá, este ano, lugar ao evento Mundo dos Doces – Mostra Internacional de Doçaria.

Vinte expositores nacionais e internacionais (Argélia, Brasil, China, Espanha, França e Itália) vão apresentar dezenas de produtos, numa carpa com 400 metros quadrados, instalada na Praça Alto Minho. Além da venda dos mais variados doces, há ainda degustações, showcookings e workshops, contando ainda com a presença de algumas das recém-eleitas ‘Maravilhas Doces de Portugal’.

Vila Nova de Cerveira sugere ainda dois concertos de Natal, que terão lugar no sábado, 21 de dezembro, às 21h00, no Fórum Cultural de Cerveira, e no domingo, 22 de dezembro, às 15h00, na Igreja Matriz.

Ainda no domingo, dia 22, o “Balão Mágico de Ar Quente” está de regresso para proporcionar uma experiência em voo cativo, amarrada com cordas, com o balão a subir até cerca de 30 metros de altura, podendo transportar entre cinco a sete pessoas de cada vez. A realização deste evento está sempre pendente das condições atmosféricas favoráveis, por razões de segurança.

O último evento do “Na’Tal Cerveira” 2019 acontece na última noite do ano. Vila Nova de Cerveira sugere mais uma “Noite Velha no Castelo”, que contará com 13 Dj’s em três espaços musicais diferentes, e o grupo musical Costa Verde. Segundo o município, “são mais de oito horas ‘no stop’ para dar boas-vindas a 2020 com oferta de champanhe, uvas passas e fogo de artifício”.

A programação natalícia fica completa com a ornamentação e a iluminação dos edifícios e ruas do centro histórico, que será inaugurada no dia 6 de dezembro, pelas 18h45.

Notícia atualizada a 29 de novembro

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.