Altominho.tv

Augusto Santos Silva encerrou Semana da Igualdade

Augusto Santos Silva encerrou a Primeira Semana da Igualdade, em Arcos de Valdevez.

O sociólogo e governante foi a Arcos de Valdevez falar sobre “Migrações: Inevitáveis e positivas”.

“As migrações são resultados de desigualdades e a melhor maneira de lhes responder é através da Igualdade” disse Augusto Santos Silva.

Augusto Santos Silva, sociólogo, professor catedrático da Faculdade de Economia do Porto e atual Ministro dos Negócios Estrangeiros, encerrou no passado dia 2 de novembro a I Semana da Igualdade de Arcos de Valdevez.

Sob a temática “Migrações: Inevitáveis e positivas” explicou aos presentes, no auditório da Casa das Artes a importância das migrações, as suas dimensões, os seus lados positivos e negativos.

“Portugal é uma das provas de que a emigração é um fenómeno positivo” atestou, referindo que a emigração portuguesa é dos bons casos de estudo para políticas internacionais, pois os emigrantes lusos mostram bem como é possível manterem as ligações ao seu país de origem e ao mesmo tempo integrarem-se tão bem nos seus países de acolhimento, adotando as suas regras e os seus modos de vida.

O autarca João Esteves explicou que a 1ª Semana VEZ de IGUALDADE pretendeu “chamar à atenção de pessoas de diferentes idades e interesses para os riscos da exclusão baseada na diferença”. 

O Presidente da Câmara fez também um breve resumo das atividades realizadas durante esta Semana da Igualdade, garantindo que “esta foi apenas a primeira de muitas em que se proporá debater as questões da Igualdade em Arcos de Valdevez”.