Altominho.tv

Broa de milho está entre os 50 melhores pães do mundo

A broa de milho, alimento tradicional português muito apreciado na região do Alto Minho, está entre os 50 melhores pães do mundo.

A lista elaborada pela CNN foi partilhada, esta quarta-feira, para assinalar o Dia Mundial do Pão e a típica broa portuguesa surge entre os “mais maravilhosos”, ao lado de pães mundialmente conhecidos, como o pão de queijo do Brasil, a baguete francesa, a tortilha do México, a paratha indiana, a ciabatta italiana ou o challah de Israel.

Segundo o canal norte-americano, estes pães foram “escolhidos pelos seus ingredientes únicos, pelo status icónico e pelo prazer caseiro de os comer”.

Na descrição que faz da broa portuguesa, um alimento “saudável” e “tradicional” da região norte, explica-se que “o milho e o trigo são moídos em pedra, peneirados e amassados num recipiente de madeira”.

“Os pães são assados em fornos a lenha e a farinha expande-se sobre as fendas profundas do pão”, prossegue o texto, acrescentando que “os próprios fornos são selados com massa de pão”, que funciona como um temporizador natural e indica quando a broa está pronta para ser servida, ou seja, quando a massa fica com uma coloração castanha e tostada.

O canal noticioso refere ainda as origens históricas desta especialidade, explicando que os europeus nunca tinham provado milho até chegarem às Américas, mas que depois disso seria adotado fervorosamente nas regiões do Norte de Portugal, onde as condições dos solos são pouco adequadas ao cultivo do trigo.