Altominho.tv
OLHAR VIANA DO CASTELO

Câmara de Viana do Castelo abre processos para classificar casas Melo Alvim e do Prior

A Câmara de Viana do Castelo iniciou, esta segunda-feira, o processo de classificação da Casa Melo Alvim, o solar quinhentista mais antigo do concelho, e da Casa do Prior, ambas transformadas em unidade hoteleiras.

De acordo com os anúncios de abertura do procedimento para a classificação dos imóveis com Monumento de Interesse Municipal, publicados em Diário da República, ambas as casas se encontram inseridas “em zona especial de proteção a imóveis classificados, não se justificando uma criação de uma zona especial de proteção”.

Os documentos estão em consulta pública na página eletrónica do município de Viana do Castelo, por um período de 30 dias úteis.

A classificação dos dois imóveis como Monumento de Interesse Municipal foi aprovada em janeiro, em reunião extraordinária da Câmara.

A “Casa dos Melo Alvim” está situada na avenida Conde da Carreira, em pleno centro da cidade de Viana do Castelo, sendo considerado o solar mais antigo de Viana do Castelo.

Em 1997 reabriu portas transformada em estalagem de cinco estrelas, após as obras de recuperação orçadas em mais de 2,2 milhões de euros.

A moradia solarenga começou a ser construída no início do século XVI, por iniciativa do almoxarife Pedro Pinto. Em 2016, a estalagem foi transformada “no primeiro hotel histórico dedicado à filigrana”.

Em fevereiro, os proprietários da Casa Melo Alvim e a Unlock Boutique Hotel anunciaram a ampliação da unidade hoteleira, durante o primeiro trimestre deste ano, com cinco novos apartamentos ‘premium’ e uma piscina.

Os cinco novos apartamentos irão juntar-se aos 20 quartos e suítes já existentes, cuja principal característica é o facto de serem todos diferentes, retratando parte da história de Portugal ao longo de centenas de anos através da manutenção da traça original e da utilização de mobiliário de época.

Já a Casa do Prior, localizada na rua da Bandeira, no centro histórico, foi transformada em 1999 numa unidade hoteleira de quatro estrelas.

De acordo com a proposta de classificação aprovada pelo executivo municipal, a casa, “toda em granito”, “tem como o ex-líbris o pequeno muro com portal de cruz com data de 1870”.

Fonte: Lusa

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com