Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana lança primeiro carimbo institucional dos Caminhos de Santiago da Costa

O município de Viana do Castelo lançou o primeiro carimbo institucional dedicado aos Caminhos de Santiago da Costa, já disponível no Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa daquela cidade.

A vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo apresentou o carimbo, esta terça-feira, e carimbou as primeiras 180 credenciais de peregrinos daquele percurso religioso até à capital da Galiza.

“Que eu tenha conhecimento, é o primeiro carimbo institucional criado por um município situado no Caminho de Santiago da Costa para registar a passagem dos peregrinos por Viana do Castelo, levando a marca do concelho pelo mundo fora”, disse à Lusa Maria José Guerreiro.

O distrito de Viana do Castelo é atravessado por duas rotas seculares do Caminho Português de Santiago, na Galiza, uma pelo interior e outra junto à orla marítima.

“Há vários carimbos que os peregrinos podem recolher nos cafés por onde passam, nos albergues onde pernoitam, entre muitos outros serviços que encontram pelo caminho, mas este é o primeiro institucional, especificamente criado para atestar a passagem pelo concelho”, referiu a vereadora da Cultura.

O carimbo reproduz a fachada do Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, instalado no Hospital Velho, imóvel do século XV que chegou a ser albergue de peregrinos, a concha e a cruz de Santiago.

As primeiras 180 credenciais carimbadas com aquele selo pertencem a jovens estudantes de hoteleira portugueses e espanhóis que até 2021 vão ainda percorrer mais duas etapas daquele percurso. Os alunos das escolas de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Coimbra e do Centro Integrado de Formação Profissional (CIFP) Carlos Oroza, em Pontevedra, partiram de Castelo de Neiva, freguesia de Viana do Castelo onde está depositado o mais antigo testemunho dos Caminhos de Santiago de Compostela pela Costa.

Em causa estão dois documentos arqueológicos datados do ano 862 que atestam a existência do caminho pelo litoral e que se encontram na Igreja de Santiago, em Castelo de Neiva.

O percurso, com cerca de dez quilómetros de extensão, terminou no Centro Interpretativo dos Caminhos de Santiago, no centro de Viana do Castelo onde foi ainda lançado o Menu do Peregrino.

A chefe Isabel Sousa, da escola de hotelaria e turismo de Viana do Castelo, explicou que as sugestões que integram aquele menu “são nutricionalmente equilibradas e pensadas para dar resposta às necessidades das pessoas que estão a fazer um grande esforço físico”.

A diretora da escola, Cristina Félix, informou que o desafio de conceção do menu foi lançado pela autarquia. A responsável acrescentou que o cardápio vai estar disponível, a partir de abril, no restaurante pedagógico da escola de hotelaria e turismo, no Castelo Santiago da Barra, por um preço de oito euros e meio.

Atualmente, os Caminhos de Santiago, que constituem um percurso religioso até Santiago de Compostela, na Galiza, estão classificados como Património da Humanidade pela UNESCO em Espanha e França, detendo em Portugal apenas o estatuto de Itinerário Cultural Europeu.

Viana do Castelo integra a candidatura Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa, que reúne ainda os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

Fonte: Lusa

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com