Concluída construção de acessos a parque empresarial de Viana do Castelo

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) informou hoje ter concluído a empreitada de melhoria dos acessos rodoviários entre o nó da autoestrada A27 e o parque empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, por 315 mil euros.

Em comunicado, a IP adiantou que a intervenção “foi desenvolvida no âmbito do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, que visa a beneficiação das ligações rodoviárias entre áreas empresariais já consolidadas e a rede viária existente”.

Reforçar a competitividade das empresas, potenciar a criação de emprego e aumentar as exportações é o objetivo daquele programa do Governo, refere a IP, acrescentando que a obra agora concluída incluiu “a reformulação do troço atual da ER305, a realização de trabalhos de terraplenagem, pavimentação, instalação de sinalização e equipamentos de segurança na via e a construção de sistemas de drenagem, tendo sido construída uma nova passagem hidráulica”.

A obra, iniciada em outubro de 2018, vem permitir a “melhoria da qualidade dos acessos ao parque empresarial de Lanheses, a redução do tempo de percurso até à rede estruturante, potenciando o crescimento económico na região”.

Constituído em 2001, aquele parque acolhe, para além do ‘cluster’ das energias renováveis da Enercon, empresas dos mais diversos setores de atividade, desde o automóvel, distribuição e transformação alimentar, metalomecânica ou transformação de vidro.

Em janeiro foi inaugurada a quinta fase do parque, orçada em cinco milhões de euros, que acolhe quatro novas empresas do setor automóvel que criaram 1.270 empregos, num investimento global de 87 milhões de euros.

Situado junto da A27 e do nó com a A3, o parque empresarial de Lanheses está ainda próximo do porto de mar de Viana do Castelo.

O projeto do parque empresarial de Lanheses foi lançado em 2000 numa parceria entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a câmara e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC). O espaço ficou concluído no final de 2003, tendo Durão Barroso, então primeiro-ministro do Governo PSD/CDS-PP, presidido à abertura oficial do parque, que, em 2004, começou a receber as primeiras empresas.

No concelho, existem ainda a Zona Industrial de Neiva e o Parque Empresarial da Praia Norte.

Fonte: Lusa

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com