Altominho.tv

Ambulância para bombeiros e carrinha de apoio social vencem Orçamento Participativo de Cerveira

A compra de uma ambulância nova para os bombeiros voluntários e de uma carrinha de apoio social são os projetos vencedores da edição 2018 do Orçamento Participativo (OP) Geral de Vila Nova de Cerveira.

Em comunicado, a autarquia explicou que os projetos “+ Socorro” – Aquisição de uma nova ambulância para os Bombeiros Voluntários e “Associações em Movimento” – Aquisição de carrinha de apoio às organizações de âmbito social das freguesias norte do concelho foram escolhidos entre um total de seis propostas.

“Com uma verba total disponível de 90 mil euros para o OP Geral de Vila Nova de Cerveira, a votação recaiu sobre projetos que abrangiam as áreas de intervenção da proteção civil e da ação social, e cuja execução decorrerá nos próximos meses”, adiantam.

Na nota, o município revelou que “a proposta intitulada “+Socorro”, apresentada pelo cidadão João Duro, foi a mais votada, com 69% dos votos”.

“O objetivo é adquirir uma ambulância de socorro para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, na ordem dos 60 mil euros, que garanta a prestação de um serviço de socorro pré-hospitalar em segurança e de qualidade”, refere.

Aquela corporação “dispõe, atualmente, de duas ambulâncias de socorro, o que, na maioria dos dias, é manifestamente insuficiente, situação agravada pela frota automóvel envelhecida, tendo os veículos uma idade média de 12 anos”.

A “segunda proposta mais votada – ‘Associações em Movimento’ – alcançou 27% dos votos e visa a aquisição de uma viatura ligeira de passageiros de nove lugares, dois dos quais para cidadãos com mobilidade reduzida, que preste apoio às diferentes organizações de âmbito social existentes nas freguesias norte do concelho de Vila Nova de Cerveira”.

A proposta, assinada por um outro munícipe, Fernando Barros, adianta que “o modelo de prestação de serviço assenta na tradição colaborativa e cooperativa entre as associações e organizações destas freguesias”.

Desta forma, “a carrinha deverá ser adquirida para o Centro Paroquial e Social de Campos que, através de celebração de protocolo, a colocará à disposição de outras entidades”.

“Com um investimento de cerca de 42 mil euros, e dando-se cumprimento ao regulamento, o autor da proposta e as entidades beneficiárias estão a analisar a possibilidade de reformulação daquele custo, uma vez que o montante disponível no OP Geral é de 30 mil euros”, especificou a autarquia.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!