Área urbana de Viana do Castelo vai ter hotel de 5 ME

O grupo da B&B Hotels quer construir um hotel com 80 quartos na área urbana de Viana do Castelo, representando um investimento de cerca de cinco milhões de euros, confirmou hoje à Lusa o presidente da Câmara.

O socialista José Maria Costa afirmou que a autarquia está a “aguardar a entrada do projeto para licenciamento”.

Segundo José Maria Costa, a nova unidade hoteleira ficará “instalada na malha urbana da cidade”, sem especificar o local.

O autarca sublinhou que “em menos de um mês é o segundo grupo internacional a anunciar a construção de unidades hoteleiras em Viana do Castelo”.

Em dezembro, José Maria Costa avançou o investimento de 11 milhões de euros do grupo espanhol Meliá Hotels International na construção de um hotel, com 140 quartos, no Parque da Cidade.

José Maria Costa adiantou na ocasião que “a nova unidade hoteleira, de quatro estrelas, entrará em funcionamento no último semestre de 2021 e será dotada de centro de congressos, piscina, entre outras valências”.

Segundo o autarca socialista, o novo hotel Meliá irá criar “cerca de uma centena de postos de trabalho, atendendo a que terá entre 130 a 142 quartos e que vários serviços qualificados para um conjunto vasto de atividades”.

O presidente executivo da B&B Hotels em Portugal e Espanha disse na quarta-feira à Lusa que o grupo quer abrir, a nível mundial, pelo menos uma unidade por semana e pretende afastar-se do centro de Lisboa, devido aos valores “desproporcionais” aplicados.

“Em 2018 abrimos 54 novos hotéis. Para 2019 a expectativa do grupo é abrir, pelo menos, um hotel por semana”, disse o presidente Jairo González.

De acordo com o responsável, a marca pretende optar por localizações que permitam uma construção “rápida, compacta e de muito boa qualidade”.

Apesar de ressalvar que o grupo gostaria de estar mais centralizado, Jairo González notou que, para aplicar preços aceitáveis a todos os clientes, os hotéis têm de estar “numa localização onde os custos sejam razoáveis e não a pagar os preços desproporcionais, como os que estão a ser praticados no centro de Lisboa”.

O responsável adiantou ainda que a marca tem “vários projetos em marcha” em Portugal, que deverão abrir no prazo máximo de dois anos, em distritos como Lisboa, Porto, Viseu, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo.

A B&B Hotels é uma cadeia de hotéis que teve início em França em 1990. Desde então, já abriu unidades em países como Alemanha, Itália, Marrocos, Polónia, Espanha e Portugal, tendo mais de 500 hotéis em toda a Europa.