CM VIANA DO CASTELO

Bombeiros municipais de Viana do Castelo têm doze novos elementos

Doze novos bombeiros iniciaram a carreira no corpo municipal de Viana do Castelo, após terem concluído cerca de um ano de formação, informou hoje a Câmara local, que justificou o reforço com a “diminuição de recursos humanos ao serviço”.

Na nota, o município explicou que os novos elementos, que iniciam a carreira como bombeiros de terceira classe, tomaram posse numa sessão realizada, na segunda-feira, numa sessão realizada na Câmara local e presidida pelo autarca, José Maria Costa.

Segundo a autarquia, o corpo municipal registou, nos últimos anos, uma diminuição dos recursos humanos, sobretudo devido às regras de aposentação destes trabalhadores, facto que originou a realização de grande volume de trabalho suplementar, situação que foi sendo mantida devido às rígidas limitações no âmbito do recrutamento de trabalhadores”.

“Para inverter o processo e porque existem postos de trabalho vagos no mapa de pessoal da autarquia nesta área, foi efetuado um procedimento concursal para 12 bombeiros recrutas, da carreira de bombeiros municipais”, especificou.

Os bombeiros municipais de Viana do Castelo foram fundados em 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Contam com uma estrutura profissional constituída por mais de 50 operacionais.

Os bombeiros municipais “têm como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o município de Viana do Castelo. No entanto, entram em campo sempre que solicitados pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil”.

A corporação dispõe de veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo autoescada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade de intervenção, está preparada para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anticorte.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com