A Câmara de Monção aprovou um investimento de 2,2 milhões de euros para a requalificação do centro histórico da vila.
Em comunicado, hoje, a Câmara de Monção explicou que “os três investimentos de requalificação urbanística assumem essa dupla particularidade, garantindo espaços públicos renovados, disciplinando a circulação/parqueamento do trânsito e privilegiando áreas e percursos pedonais”.
Segundo o presidente da autarquia, António Barbosa, citado na nota enviada, “com estas intervenções, o rosto do centro histórico de Monção altera-se por completo, configurando uma “revolução” urbanística que promete aumentar o fluxo turístico e incrementar a rentabilização económica, liderada por um setor empresarial local ativo e dinâmico”.
Esta intervenção vai permitir que “a principal entrada da vila, a Rua 25 de Abril, se torne mais funcional e vistosa, substituindo-se o inestético muro de suporte de terra atual por um espaço comercial com acesso à zona da antiga estação da CP”, bem como a realização de eventos na Praça da República.
Os investimentos englobam também a requalificação da Rua General Pimenta de Castro, através da valorização do pavimento e passeios e da colocação de mobiliário urbano.
O município informou ainda que a Rua Eng. Duarte Pacheco vai também entrar em obras, enquadrando-se neste projeto estratégico de revitalização do centro histórico.