Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana promove mais uma ação de Voluntariado Ambiental

A Câmara de Viana do Castelo vai avançar, já este sábado, com a segunda ação de Voluntariado Ambiental, dando continuidade à recolha de resíduos na ecovia do Litoral Norte, que começou em novembro.

Qualquer cidadão pode participar nesta ação de voluntariado, que vai decorrer no Monumento Natural do Canto Marinho. O ponto de encontro será pelas 10h00 junto ao campo de futebol da Areosa, prevendo-se que a ação termine pelas 12h00, junto à Praia do Canto Marinho.

Em comunicado, a autarquia explica que o desafio passa por “agregar voluntários, associações locais e instituições a colaborar e a dar a conhecer a viagem interminável que o lixo marinho tem e de que forma este invade a nossa costa”.

“Muitos dos resíduos recolhidos nas nossas praias são plásticos e são necessários cerca de 450 anos para uma garrafa de plástico se decompor e desaparecer no meio ambiente”, sublinham.

Na primeira ação, foram recolhidos 110 quilos de lixo num quilómetro de ecovia, correspondente ao Monumento Natural das Pedras Ruivas. Pneus, plástico, derivados de pesca, têxtil, calçado e vidros foram alguns dos tipos de resíduos que cerca de 20 voluntários encontraram durante a ação de limpeza junto ao mar.

Esta iniciativa esteve inserida num programa de ações de voluntariado que o município tem previsto até dezembro de 2019 e que contempla a limpeza dos treze Monumentos Naturais do concelho e as áreas de Rede Natura 2000 que com estes se intercetam.