Altominho.tv

Empresa de Viana investe 12,5 ME na reabilitação de imóveis do centro histórico

A Reabilitar Viana vai investir, em 2019, mais de 12,5 milhões de euros na reabilitação de vários imóveis degradados do centro histórico de Viana do Castelo, disse hoje o diretor geral da empresa.

Fernando Peixoto explicou que, “em 31 meses de atividade, a empresa reabilitou 31 frações de edifícios no centro histórico da capital do Alto Minho, no valor global de 5,5 milhões de euros”.

Criado, em 2016, o projeto Reabilitar Viana “começou com um apartamento e tem, atualmente, em curso a reabilitação de mais 22 frações, num investimento de 4,5 milhões de euros, a concluir durante o ano de 2019”.

Dos mais de 12,5 milhões de euros de investimento previsto para o próximo ano, num total de 58 frações, o diretor geral da Reabilitar Viana destacou a recuperação de um antigo armazém da Quimigal Adubos, um edifício devoluto e abandonado há mais de três décadas na frente ribeirinha de Viana do Castelo que vai ser demolido e transformado em 24 habitação de luxo.

Construído de raiz, o empreendimento vai ocupar uma área de 5.550 metros quadrados, com cave, rés do chão e dois andares.

O imóvel, em avançado estado de degradação, está situado junto à antiga doca comercial onde está atracado o navio museu Gil Eannes. Para aquela zona está ainda prevista a construção de uma marina atlântica que sirva navios de cruzeiro.

O responsável salientou entre a Reabilitar Viana “trabalha apenas com empresas instaladas no concelho que foi, a nível nacional, pioneiro na reabilitação e regeneração urbana”.

Segundo Fernando Peixoto, “são cerca de 150 as empresas, das diferentes especialidades” a trabalhar para a Reabilitar Viana.

A Câmara Municipal “está a investir, até 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), 22 milhões de euros em 30 diferentes projetos, cuja intervenção será focada nas oito Áreas de Reabilitação Urbana (ARU)”.

Segundo dados avançados hoje pelo presidente da câmara municipal, “desde 2009, o município, com apoio de fundos comunitários já investiu mais de 50 milhões de euros na reabilitação de espaços públicos e edifícios degradados”.

Na quinta-feira, a Reabilitar Viana juntou, num jantar de Natal, parceiros e colaboradores, e entregou à vereadora da Coesão Social da Câmara de Viana do Castelo 1.500 euros destinados a Instituições de Solidariedade social (IPSS) do concelho.