Altominho.tv

Câmara de Viana do Castelo vai criar Balcão da Inclusão

A Câmara de Viana do Castelo vai criar um Balcão para a Inclusão através de um protocolo de cooperação que vai celebrar com Instituto Nacional para a Reabilitação.

Segundo a autarquia, “o objetivo é potenciar a intervenção da rede de Balcões de Inclusão, que o Instituto Nacional para a Reabilitação está a desenvolver ao celebrar protocolos com diversas autarquias, procurando encontrar na autarquia um interlocutor preferencial sobre a rede social existente para a qual possam reencaminhar e orientar os cidadãos com deficiência do município”.

Este balcão “pretende ainda criar uma linha de comunicação direta ao Balcão de Inclusão do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), espaço onde existem pessoas especializadas no atendimento de pessoas com deficiência e com um conhecimento profundo sobre os seus direitos”, adiantam.

Para o executivo, a celebração deste protocolo apresenta-se como “uma resposta com grande valor para o município de Viana do Castelo e que pode trazer ainda mais qualidade de vida aos cidadãos portadores de deficiência”.

“O acesso à informação constitui-se como condição basilar para o pleno exercício da cidadania, para que estes cidadãos possam assumir os direitos e deveres cívicos reconhecidos a qualquer cidadão num Estado de Direito”, acrescenta a autarquia.

O Instituto Nacional para a Reabilitação, no âmbito da sua missão, dispõe de um Balcão de Inclusão dirigido às pessoas com deficiência, incapacidade, suas famílias e organismos/serviços. A missão deste serviço passa por trabalhar para corresponder cada vez melhor às necessidades destes cidadãos e pretende informar, encaminhar e orientar o cidadão no âmbito dos direitos, deveres e benefícios na área da deficiência e/ou reabilitação.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!