Altominho.tv

Valença vai entregar imagem de S. Teotónio ao Papa

Valença vai entregar uma imagem de S. Teotónio ao Papa Francisco, no dia 24 de outubro, passando esta a constar na Galeria dos Santos do Vaticano.

A imagem do primeiro santo português será benzida e exposta na celebração eucarística do próximo domingo, pelas 10h00, na Igreja Paroquial de Ganfei, onde São Teotónio foi batizado. Depois vai ser levada para o Vaticano por uma delegação de Valença constituída pelo Arcipreste, presidentes da Câmara, da Assembleia Municipal e da Junta de Ganfei e pelo deputado Luís Campos Ferreira.

Em comunicado, a autarquia explica que “este ato insere-se no trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Valença no sentido de promover a figura e o legado daquele que é considerado a figura maior do concelho e uma referência para a fundação de Portugal”.

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei, em Valença, e faleceu em Coimbra a 18 de fevereiro de 1162. É celebrado como o reformador da vida religiosa e conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!