Altominho.tv

Bandeira de Viana a meia haste pela morte de impulsionador das festas d’Agonia

A Câmara de Viana do Castelo colocou hoje a bandeira a meia haste em sinal de respeito pela morte de Francisco Cruz, impulsionador das festas d’Agonia, Cidadão de Honra do concelho e Comendador da Classe do Mérito Comercial.

Francisco Augusto Leite Ferreira da Cruz morreu no domingo, aos 91 anos. O funeral realiza-se, hoje, pelas 15:00, na igreja da Ordem Terceira, em Viana do Castelo.

Francisco Cruz foi condecorado, em 2008, pelo então presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com o título de Comendador da Classe do Mérito Comercial.

Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo sublinhou hoje que, apesar de não ser natural de Viana do Castelo, Francisco da Cruz “destacou-se pelo entusiasmo, dinamismo e generosidade com que atuou nas instituições e associações, nos eventos de animação cultural e turística e, especialmente, na Comissão de Festas de Nossa Senhora d’Agonia”.

Desde 1963, Francisco Cruz “esteve ligado à organização da Romaria d’Agonia, muitas vezes como presidente da Comissão Executiva, tendo recebido o título de Cidadão de Honra na sessão solene comemorativa do aniversário da cidade, a 20 de janeiro de 1999”.

“Foi sob a sua presidência na Comissão de Festas que foi criada, em 1968, por sugestão do Monsenhor Daniel Machado, a Procissão ao Mar, hoje em dia um dos mais emblemáticos números da rainha das romarias, e que se introduziu o “Cartaz Vivo da Romaria” no Cortejo Histórico-Etnográfico e que se melhorou a Festa do Traje”, destacou a autarquia.

Francisco Cruz fixou residência em Viana do Castelo, em 1953, “para trabalhar no comércio, associando-se ao cunhado na exploração de um estabelecimento de ourivesaria, tendo em 1962 estabelecido por sua conta própria uma casa de ótica, que ainda existe na cidade”.

Foi um dos fundadores do Coral Polifónico de Viana do Castelo e foi também presidente do Rotary Clube de Viana do Castelo, instituição da qual foi sócio desde 1967.

Durante vários anos foi dirigente da Casa dos Rapazes, presidiu à mesa da Assembleia Geral da Delegação de Viana do Castelo da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) e foi, durante algum tempo, vereador da Câmara Municipal e presidente da Comissão Municipal de Turismo, tendo também pertencido ao núcleo fundador da Liga dos Amigos do Hospital da capital do Alto Minho.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com