Altominho.tv

Universidade Invisível chega a Monção no próximo sábado

Álvaro Domingues, Catarina Gonçalves e Filipe Caldeira, e Vera Mantero são os convidados da próxima universidade Invisível: “Ui! Há Estradas para Lá?”, que acontece no dia 15 de Setembro, no Cineteatro João Verde, em Monção.

Esta é a quarta sessão de 2018 da  Universidade Invisível e durante este ano andamos em torno da ideia de Justiça.

As aproximações ao tema fazem-se, umas vezes de forma mais concreta e outras de forma mais abstrata, através de abordagens teóricas (encontros e conversas), de espetáculos, filmes e livros. As opções são várias para que cada um, em função dos seus interesses, formações, idade e até disponibilidade de tempo, possa escolher.

Este é um dos momentos em que o território acolhe também espetáculos exteriores às Comédias do Minho.

A Rua da Estrada é um modo de organizar e um modo de ver. Pela linha do asfalto por onde vai também a rede elétrica, o gás, a água, o saneamento, alinham-se de um lado e do outro as formas visíveis das atividades dos humanos, os seus dramas e comédias: as casas, as esplanadas, os cafés, restaurantes, armazéns, indústrias, tudo. Pelos cartazes, anúncios, objetos publicitários, pelo movimento dos veículos e dos corpos se percebe a palpitação dos dias, a organização da sociedade e do espaço. Nas máquinas, conduzindo ou sendo transportado, vai o passante mais ou menos distraído com os códigos da estrada. A paisagem corre pelas janelas, pelo retrovisor, acelerando e retardando ao sabor da velocidade, do engarrafamento, do semáforo, da travagem brusca. É a azáfama urbana. Muitas e variegadas gentes, como dizia o cronista.

Álvaro Domingues é geógrafo, doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É docente e investigador na Faculdade de Arquitetura da UP, conferencista, ensaísta, publicando regularmente sobre geografia urbana e paisagem. A sua obra concentra-se especialmente na cultura e território de Portugal, com incursões ocasionais nas áreas da teoria da análise do território. Rua da Estrada, Vida no Campo (ambos editados pela Dafne, Porto) e Volta a Portugal (Contraponto, Lisboa), são algumas obras recentemente publicadas pelo autor.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!