Altominho.tv

Valença oferece mais apoios e implementa programa para combater insucesso escolar

Bolsas de estudo, School 4All Valença, manuais e fichas escolares, passes, transportes, cantinas, prolongamento de horário, atividades de enriquecimento curricular, natação e judo são algumas das medidas que o município de Valença vai proporcionar aos alunos no novo ano letivo.

Uma das medidas a implementar é o “School 4All”, um programa que procura “combater o insucesso escolar”.

Durante o ano letivo 2018/2019, serão desenvolvidas atividades de enriquecimento curricular para os alunos do 1º ciclo, nomeadamente, as disciplinas de Inglês, Artes e Atividade Física e Desportiva.

O prolongamento de horário nos jardins-de-infância com atividades de animação e apoio à família é outra das iniciativas, que decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das animadoras sócio-culturais.

O pré-escolar contará com aulas de natação, judo e atividade física para todos alunos dos estabelecimentos públicos e da Santa Casa da Misericórdia.

A Câmara Municipal, em colaboração com as Juntas de Freguesia, procedeu ainda à manutenção de todos os edifícios dos jardins-de-infância e escolas básicas do concelho. Uma medida que, segundo a autarquia, pretende “capacitar os estabelecimentos de ensino com as melhores condições para a receção à comunidade escolar”.

As cantinas e transportes escolares são também assegurados pela autarquia. Neste ano letivo, serão reforçados os circuitos de transporte e oferecidos passes escolares até ao 12º ano.

Estas medidas são complementadas com a oferta ou comparticipação das fichas escolares aos alunos do primeiro e segundo ciclo e com o apoio no material escolar para os estudantes de famílias carenciadas. 

Na Biblioteca Municipal decorreu ainda o programa “Dar de Volta”, que visou a troca de manuais escolares usados.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!