Altominho.tv

Arcos de Valdevez investe mais de 200 mil euros na educação

O município de Arcos de Valdevez procedeu recentemente à celebração de protocolos de colaboração com várias entidades parceiras ao nível da ação educativa, nomeadamente no apoio dos transportes escolares para circuitos especiais, das refeições escolares, do apoio a iniciativas dos planos de atividades do Agrupamento de Escolas de Valdevez e da Epralima e da atribuição de auxílios económicos, através da oferta de livro de fichas e atividades aos alunos do 1º e 2º ciclo, para o ano letivo de 2018-2019. Estes apoios resultam de investimento superior a 200 mil euros.

Para além destas medidas, o município apoia anualmente a realização de atividades de enriquecimento curricular com oferta de material didático; a componente de apoio à família para o pré-escolar com prolongamento do horário; a atribuição de bolsas de estudo aos alunos do Ensino Superior; a promoção da mobilidade e intercâmbio juvenil, o desenvolvimento de atividades de animação com as escolas, a promoção da leitura, o conhecimento da história local e do património, a educação ambiental e a educação para as artes.

Ao nível da melhoria das instalações, mobiliário e equipamentos, também está a ser realizado um investimento na EB 2,3/S e nos parques infantis dos jardins de infância, bem como a criação do projeto “Schooll 4All Arcos de Valdevez”, que visa o desenvolvimento de competências, atitudes e valores que ajudam os alunos a melhorar as suas aprendizagens.

Com esta política de promoção da educação, a Câmara Municipal pretende “promover o sucesso escolar e a criação de um ambiente de aprendizagem renovado, motivador e gratificante para todos os alunos do concelho”.

Além disso, com o apoio ao nível da oferta de livro de fichas e atividades, a autarquia “não visa apenas o apoio às famílias, como também a dinamização do comércio local, através da aquisição destes materiais, às livrarias do concelho”.