Altominho.tv

Passagem de D. Nuno Álvares Pereira por Castelo do Neiva retratada em Feira Medieval

De 10 a 12 de agosto, Castelo do Neiva, em Viana do Castelo, vai regressar à época medieval com uma feira que já conta com oito edições.

Em comunicado, a organização adianta que a 8ª Feira Medieval, inserida na festa religiosa de Nossa Senhora dos Emigrantes, “vai retratar um pouco da história da terra na Idade Média, recriando algumas artes e ofícios”.

“Num ambiente único e rodeado pela natureza podemos encontrar vestígios do que outrora fora um verdadeiro castelo conquistado por D. Nuno”, refere.

O evento transportará os visitantes para o ano de 1385, quando o Condestável do Reino de Portugal, D. Nuno Álvares Pereira, fez uma passagem marcante pelas Terras de Neiva: “Quanto chegaram a Neiva depararam-se com um castelo muito forte e bem defensável, que estava por Castela e tinha como alcaide um genro de Lopo Gomes de Lira. Os homens do Contestável alojaram-se em redor do Castelo e cercaram-no, combateram muito fortemente e, durante o combate, uma seta perdida acertou na cabeça do alcaide do Castelo que caiu morto, penetrando de seguida as tropas de D. Nuno no Castelo. Logo, a esposa do alcaide saiu em defesa da memória do marido e pediu que o respeitassem e não matassem mais ninguém, entregando o castelo a D. Nuno. O castelo foi varrido de tudo que era armamento, ouro, roupas e alfaias e foi entregue a Pero Afonso de Casal, homem da máxima confiança de D. Nuno.”

Esta feira contará com a participação de grupos de animação de todo o país e ainda com a participação especial de grupos castelenses.

Com animação permanente desde encenações diversificadas, espetáculos de fogo, acampamento viking, passeios de cavalo, Queimada Galega e muitas outras surpresas, a Feira Medieval pretende “dar vida ao Monte do Castelo, recriando um espaço de convívio a todos os que a queiram visitar”.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!